NOSSA FILOSOFIA

FILOSOFIA ABEDESC

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL

 

A nossa Filosofia de Gestão é direcionada para o estabelecimento de centros de resultados, propiciando a descentralização, a autonomia gerencial, os sistemas de controle, a administração de processos, bem como a tomada de decisão, com base no sistema de informações gerenciais.

Assim, tendo por princípios básicos as leis, as diretrizes, as normas, os instrumentos de organização, de controle, avaliação e regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde (MS), propomos manter um canal de comunicação permanente entre as unidades gerenciadas e a Secretaria de Saúde, garantindo as metas pactuadas pela Secretaria referente aos serviços de saúde contratados.

A ABEDESC acredita na importância do ato de planejar, iniciando com a análise da situação atual e seus influenciadores. Traçando um plano de ação, fazendo as verificações e ajustes necessários e dar continuidade no ciclo. Acreditamos que planejar é uma atividade essencial a todo e qualquer processo produtivo organizado e que o processo de planejamento e acompanhamento de resultados precisa ser implementado de forma efetiva, dinâmica e sinérgica.

Efetividade significa que, este processo precisa ser incorporado pelos líderes e liderados como uma obrigação profissional permanente. Todos precisam entender, aceitar e internalizar o processo de planejamento e acompanhamento de resultados.

Dinamismo significa que, este processo deve ser constantemente avaliado e atualizado, visando expressar a realidade da unidade. As mudanças no macro ambiente operacional influenciam diretamente o processo de planejamento e acompanhamento de resultados destas áreas.

Sinergismo significa que, este processo precisa estar completamente integrado, na busca da maximização dos resultados pactuados entre lideres e liderados e em todas as unidades operacionais. A maneira mais adequada de garantir a integração de dados e informações é através de um sistema de informações gerenciais corretamente implantadas.

Sendo assim a ABEDESC propõe um modelo de gestão participativo que integre a Organização Social, a Secretaria Municipal de Saúde e a População, que gerará um alto padrão assistencial, fortemente ligado à produção de benefícios na atenção à saúde da população, atuando junto à comunidade, o que assegura o caráter público da prestação de serviços. Possuímos a habilidade necessária para a execução dos serviços assistenciais, sendo capazes de cumprir o Contrato de Gestão, desde a organização e implantação do serviço, a sua execução, expansão, com as respectivas avaliações de resultados e prestação de contas.

A ABEDESC elaborará seu Plano Estratégico que, ao longo do tempo, passará a ser incorporado na rotina da gestão, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.