Sobre Nós

Conheça a história da ABEDESC

A ABEDESC

Em 20 de Março de 2009 alguns profissionais da Saúde se reuniram e fundaram a  ABEDESC – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL, com o objetivo de PRESTAR SERVIÇOS MÉDICOS a estabelecimentos de Saúde em todo o Estado de São Paulo e outros estados da Federação Brasileira.

 

No primeiro ano de trabalho atuamos em vários Municípios de São Paulo na área de urgência e emergência, como por exemplo o Município de Tatuí atuando na Clínica Médica / Urgência e Emergência oferecendo atendimento a aproximadamente 14.000 munícipes / mês. Atuamos também no município de Barretos, junto à Santa Casa na área médica, onde além da Urgência e Emergência, oferecemos atendimento nas áreas de Pediatria e Ginecologia e também na área de Enfermagem onde agregamos centenas de profissionais da área da saúde e com experiência em gestão hospitalar, tendo como uma de suas metas alertar e informar através de palestras, campanhas e mutirões toda a população, que carece de atendimento médico e instruções sobre prevenção.

Hoje, qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), a ABESDESC possui as credenciais necessárias junto ao Poder Público na área da saúde, e está habilitada a atuar na administração de projetos e na prestação de serviços, por intermédio de convênios e contratos. Atua hoje na consultoria e gestão ambulatorial e hospitalar de diversas cidades do Estado de São Paulo, tornando melhor, através de ações concretas e direcionadas, todo o sistema de saúde de tais municípios conforme a regulamentação de suas leis orgânicas e adequadas às leis estaduais e federais.

Nosso principal objetivo é o desenvolvimento de processos que

gerem benefícios para a sociedade, através da articulação de meios para a promoção do desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão, ligados às Áreas de Saúde, incluíndo o segmento hospitalar.

A ABEDESC conta com um excelente corpo técnico, composto por profissionais altamente qualificados em diversas áreas, como médicos de todas as especialidades, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos dentre outros, atuando dentro dos mais rigorosos princípios éticos indispensáveis aos trabalhos, desenvolvendo-se uma relação de confiança e credibilidade com os pacientes.

A ABEDESC acredita que o sucesso de uma boa saúde está no cuidado e, aprender a cuidar conhecendo o próprio corpo e suas necessidades é a base para a prevenção de doenças e agravos, ao mesmo tempo, propiciando o desenvolvimento de programas e projetos com um olhar dinâmico sobre o ambiente conduzido em todos os aspectos sociais, econômicos e culturais.

Assim, a ABEDESC tem credibilidade única e seus serviços são referência para parceiros, órgãos públicos e a iniciativa privada. Graças a sua equipe, a Instituição é reconhecida como centro de formação de profissionais altamente qualificados e competentes, compartilhando este conhecimento em diversos Municípios deste Estado

FILOSOFIA ABEDESC

 

A nossa Filosofia de Gestão é direcionada para o estabelecimento de centros de resultados, propiciando a descentralização, a autonomia gerencial, os sistemas de controle, a administração de processos, bem como a tomada de decisão, com base no sistema de informações gerenciais.

Assim, tendo por princípios básicos as leis, as diretrizes, as normas, os instrumentos de organização, de controle, avaliação e regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde (MS), propomos manter um canal de comunicação permanente entre as unidades gerenciadas e a Secretaria de Saúde, garantindo as metas pactuadas pela Secretaria referente aos serviços de saúde contratados.

A ABEDESC acredita na importância do ato de planejar, iniciando com a análise da situação atual e seus influenciadores. Traçando um plano de ação, fazendo as verificações e ajustes necessários e dar continuidade no ciclo. Acreditamos que planejar é uma atividade essencial a todo e qualquer processo produtivo organizado e que o processo de planejamento e acompanhamento de resultados precisa ser implementado de forma efetiva, dinâmica e sinérgica.

Efetividade significa que, este processo precisa ser incorporado pelos líderes e liderados como uma obrigação profissional permanente. Todos precisam entender, aceitar e internalizar o processo de planejamento e acompanhamento de resultados.

Dinamismo significa que, este processo deve ser constantemente avaliado e atualizado, visando expressar a realidade da unidade. As mudanças no macro ambiente operacional influenciam diretamente o processo de planejamento e acompanhamento de resultados destas áreas.

Sinergismo significa que, este processo precisa estar completamente integrado, na busca da maximização dos resultados pactuados entre lideres e liderados e em todas as unidades operacionais. A maneira mais adequada de garantir a integração de dados e informações é através de um sistema de informações gerenciais corretamente implantadas.

Sendo assim a ABEDESC propõe um modelo de gestão participativo que integre a Organização Social, a Secretaria Municipal de Saúde e a População, que gerará um alto padrão assistencial, fortemente ligado à produção de benefícios na atenção à saúde da população, atuando junto à comunidade, o que assegura o caráter público da prestação de serviços. Possuímos a habilidade necessária para a execução dos serviços assistenciais, sendo capazes de cumprir o Contrato de Gestão, desde a organização e implantação do serviço, a sua execução, expansão, com as respectivas avaliações de resultados e prestação de contas.

A ABEDESC elaborará seu Plano Estratégico que, ao longo do tempo, passará a ser incorporado na rotina da gestão, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.

ABEDESC –  ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL

R. Fiação da Saúde, 40, cj 71 – Saúde
São Paulo / SP
CEP: 04144-020

UPA DR FABIO AUGUSTO CARMO ZACURA SCRPARDO

R Gastao Vidigal, S/N – Esquina com a Rua Francisco de Abreu Sodre – Bairro: Estação, Santa Cruz do Rio Pardo – SP.